O movimento conhecido como cangaço surgiu no Brasil em fins do século XVIII, a partir de lutas de família ou guerras de clãs. Esses conflitos favoreceram a formação de bandos armados ou milícias privadas que atuavam sob comando dos poderosos locais. Dentre os bandos de cangaceiros merece destaque o de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.Em 15 de junho de 1927 Lampião chegou a Limoeiro do Norte, vindo de Mossoró. A imagem acima retrata esse momento.
(História - Das cavernas ao terceiro milênio. 9º ano. Página 37./ Custódio Saraiva, juiz de Paz, em entrevista ao boletim, da Universidade Estadual de Londrina, em 1979, 52 anos depois da visita "ilustre".
OBSERVE A IMAGEM E FAÇA AS SEGUINTES REFLEXÕES:
1- Que características do cangaço podemos perceber a partir da análise da imagem?
2- De que forma a chegada de Lampião em 1927 pode ter alterado o contexto social dos moradores de Limoeiro do Norte ?

nesta época Limoeiro considerada uma cidade pacata com a noticia da chegada de Lâmpião a população se resguardarão em suas residências por medo de ataques aos familiares.
ResponderExcluirRessaltando que sempre que o bando visitava uma cidade anuciavam a sua chegada.Em limoeiro não foi diferente, nesta época o prefeito era o senhor Custódio Saraiva, cujo recebeu com um enorme banquete. devido a uma excelente recepção o bando não fez nenhuma agressão.
assinado: Elizabeth Galdino, Luiza Barbosa e Maria Luiza Torres.
1 - Armas de fogo, cartucheiras, chapéu de couro, armas brancas, roupas de couro, moringa, bolsa de palha, sandálias de couro, cangas, bornôs, enfeites típicos e mantimentos.
ResponderExcluir2 - Alteração do rítmo de vida local a partir do momento que o cangaço entrava na cidade pois a população ficava em pânico por conta dos saques que costumeiramente o cangaço realizava quando não era atendido seus pedidos.
Anelita, Leda Lima e Eliene
1- Podemos perceber a união do grupo em busca de um objetivo, que para eles era usar sua lei para fazer justiça (tirar dos ricos). Para isso utilizavam a força física, a perversidade, armas de fogo, como também outras formas de intimidação.
ResponderExcluir2- O medo tomou conta da população fazendo com que os mesmos abandonassem suas casas, causando assim um esvaziamento da cidade.
Toinha e Fátima
Em relação à pergunta 1 apontamos como características peculiares ao cangaço, principalmente, o fato de que eles viviam em bandos. Além disso, demonstravam grande organização e contavam com uma marcante liderança e espirito de luta a fim de atingir seus objetivos.
ResponderExcluirQuanto à pergunta 2, acreditamos que a população limoeirense foi tomada por um sentimento de medo e de curiosidade, de expectativa do que poderia acontecer com a presença deles na cidade. Sobretudo porque já se tinha conhecimento do que havia acontecido em Mossoró quando lá o bando esteve.
Dorotéia, Eliane e Kaline.
1- Características: homens armados com armas, trajes típicos nordestinos como chapéus de couro simbolizado,gibão de couro, perneiras, cintos de couro cheios de cartuchos carregados(cangas), sandálias de couro, bornós com seus pertences, moringas de águas entre outras.
ResponderExcluir2- Mudança da realidade local:saques de alimentos quando não eram aceitos naquela cidade; a população se escondia quando ouvia dizer que Lampião faria uma visita; aonde eram bem recebidos eles eram pacíficos; enfim onde Lampião e seu bando passava mudava toda a rotina do lugar.Vale ressaltar que Lampião enviava carta direcionada às autoridades locais.
Neidinha, Socorrinha e Mazé.
Só gostaria de ser informado, se quem recebeu Lampião em Limoeiro do Norte, foi o Juiz Custódio Saraiva ou o próprio prefeito? E, se foi o Juiz, por que exatamente ele - o juiz?
ResponderExcluirGrato,
Antonio Oliveira - Serrinha - E-mail: antonioj.oliveira@yahoo.com.br