O inverno é sempre esperado com alegria pelos sertanejos, pois sua chegada indica fartura, trabalho e a possibilidade de uma vida menos dolorosa nos próximos anos. Porém, nunca se sabe com que intensidade as orações dos sertanejos serão atendidas. As águas podem vir com tal intensidade que o leito do rio pode não conseguir mantê-las no seu curso, causando a cheia. As fotos acima datam das décadas 50 e de 80.
AGORA PENSE:
1- Existem muitos pontos a serem observados nas fotografias acima -figuras humanas, casas, abertura entre as casas, água, dentre outros aspectos. O que mais prendeu a sua atenção?
2- Como a chegada das águas interrompe a vida cotidiana dos moradores de Limoeiro? Você já ouviu relatos de outros períodos de cheia aqui em Limoeiro? Conte-nos.
3- Na sua opinião, por que ainda hoje Limoeiro sofre com as enchentes?


1. Percebi que em anos de inverno rigoroso as águas transbordam para fora dos leitos dos rios, invadindo a cidade em vários pontos, até mesmo nas áreas nobres, como o centro da cidade.
ResponderExcluirLimoeiro como está localizado em um vale e por ser cercado por 2 rios Jguaribe e Banabuiú é vitima de tantas cheias, causando assim grandes transtornos a população Limoeirense, como: desabrigados, escolas paradas, comercio, como também migração de pessoas de limoeiro para outros municipios por não terem onde ficar.
Excluiros rios assoriados, falta de estrutura geografica, causa alagamento até os dias atuais.
Elizabeth Galdino, Luiza Barbosa, Maria Luiza Torres,Mario Célio
Na imagem podemos perceber que enchentes em Limoeiro não é um problema atual, e sim um problema antigo.
ResponderExcluirNo entanto, essa questão que tanto causa transtornos, pois afeta a economia local, moradores, entre outros aspectos deveria ser uma preocupação mais presente por parte dos governates.
Eliaci
2- Interrompe o acesso das pessoas para deslocarem-se normalmente, como a chegada ao trabalho, ao comércio, a Igreja, etc. Sim. Em 1985 teve uma grande cheia que dificultou a vida dos habitantes de Limoeiro, houve abandono de algumas casas mais atingidas, roubos de residências, muitos animais morreram afogados, como também disseminação de doenças.
ResponderExcluirDourinha e Maria Luiza
01-Na foto 01 a população mesmo estando em situação difícil não demostra tristeza e medo.Observamos também a interação entre adultos e crianças. Nos parece que eles entendem o fato como algo natural. Já na foto 02 não apresenta pessoas nas ruas, pois as pessoas estão alojada em suas casas sem a precupação com o outro.
ResponderExcluir02-Concordamos que a enchente muda totalmente a vida dos moradores, principalmente nas áreas mais planas do município afetando também a zona rural. Como não existe um planejamento municipal no perído de chuvas temos problemas.
03-Antes e hoje a cidade sofre com problema devido a falta de planejamento urbano. Atualmente ainda é pior, pois a construção de residências em locais inadequados e o assalfato imposibilita o escoamento daas aáguas.
Juraneide e Francisca
percebemos que não há pessoas no centro da cidade,e todos se retiraram de suas casas e se refugiavam em abrigos como: colégios,igrejas,principalmente em lugares mais altos que não eram atingidos pelas enchentes.os lugares que mais receberão pessoas atrás de refúgio e abrigo foram,Cidade Alta,Chapada do Apodi e Bixopá.
ResponderExcluirPor conta do assoriamento do rio Jaguaribe e falta de politicas publicas voltadas para a educação social.
Tânia,luzia,Manoel,keilla,Flavia.
O assoriamento dos rios, descaso e o lixo é dos mairoes motivos para as enchentes.
ResponderExcluir